Patrícia Vendramim
Psicóloga - CRP 06/55672
(11) 97229-5969
Atendimento a crianças, adultos, gestantes, famílias e pais-bebê
São Bernardo Campo - SP

Rosa Kuwahara Ui
Psicóloga - CRP 06/15897
(11) 97742-4536
Atendimento a crianças, adolescentes e adultos
São Bernanrdo do Campo - SP

Sandia Maria de Sousa
Psicóloga - CRP 06/37172
(11) 97154-5030
Atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos
São Bernardo do Campo - SP

domingo, 21 de junho de 2015

Como controlar a ansiedade e o que fazer quando estiver em crise?

Primeiramente, a ansiedade é uma emoção básica que em níveis adequados  é positiva porque nos prepara para situações novas.
O transtorno de ansiedade é  uma doença que é caracterizada por um excesso de preocupação e medo que faz a pessoa se projetar para o passado ou para o futuro, ou seja, ela sai do presente ou do aqui e agora. A pessoa fica pensando em  maneiras diferentes pra fazer o que já fez (passado) ou fica imaginando tudo o que pode acontecer sobre algo que  ainda não aconteceu ou que as vezes a chance de acontecer é mínima.
A ansiedade interfere nos pensamentos , ou seja, eles ficam rápidos e catastróficos ou negativos. Interfere nas emoções, ou seja, os pensamentos catastróficos desencadeiam medos e angústias. E isso tudo  leva a comportamentos de evitação, ou seja, você não consegue fazer coisas novas ou coisas que antes fazia sem problema.
O transtorno de ansiedade se manifesta em vários níveis, por isso é importante consultar um Psicólogo para avaliar  e  tratar a ansiedade de modo pessoal.
De modo geral, o que pode ser feito, diante da ansiedade,  é observar seus pensamentos, seus sentimentos e suas reações físicas, tais como enjôo, dor ou aperto no peito, dor de cabeça, tremor, sudorese, falta de ar, etc.  Tente questionar seus pensamentos usando a lógica, pois os pensamentos  automáticos catastróficos não tem lógica. Procure relaxar seu corpo, respirando com calma.
Na psicoterapia você poderá aprender outras técnicas para identificar e controlar a sua ansiedade e, principalmente, descobrir as causas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário